Closet. A minha moda!
HOME
EMPRESA
MODA FEMININA
DELIVERY BAG
BLOG
CONTATO

Paleta de cores e coloração pessoal

Publicado em 18/09/2019

Na hora de se vestir, o que você leva em consideração? Apenasconforto e estilo? Eles são essenciais, mas você sabe quais cores combinam com seu tom pele? Pois é, todas nós temos uma paleta de cores e descobrir a sua faz toda diferença na hora de escolher os looks que mais te valorizam.

De uma certa maneira, até já temos uma intuição para isso. Sabe quando você só usa determinada cor porque fica melhor em você? Ou então ama uma roupa quando olha no cabide e, ao vesti-la, alguma coisa não parece certa? E, ainda, quando você olha para alguém e a pessoa parece abatida ou, pelo contrário, mais iluminada?

Às vezes é só uma questão de cor. Existe uma teoria que diz que ficamos mais bonitas quando usamos as cores de que somos feitas, ou seja, da nossa coloração pessoal, que se constitui pelos tons da pele, dos olhos, dos cabelos.

Como descobrir minha paleta de cores?

Tudo muito interessante, mas você deve estar se perguntando: e agora, como descobrir a cor de que sou feita? Passamos à teoria. Existem vários métodos para a análise da coloração pessoal, é realmente um mundo de várias possibilidades, e não pretendemos fazer aqui um manual técnico.

Vamos entender o básico. Uma das características da nossa pele é a temperatura: ela pode ser quente, fria ou neutra. Calma, não precisa pegar o termômetro, pois o que determina a temperatura de cada pele é a quantidade de pigmentos rosados (no caso da pele fria) ou amarelos (no caso da quente) que ela possui.

Paleta de cores e coloração pessoal: mulher com uma paleta de cores no rosto.

Parece complicado, não é mesmo? De fato, descobrir sua paleta de cores está longe de ser tarefa fácil, muito menos resolvida por um aplicativo. Existem consultoras de imagem que fazem essa análise, pois ela exige muita observação e comparação de cores, além de material e iluminação adequados e, claro, um olhar bem treinado.

Ainda assim, você pode ter uma ideia se você é quente, fria ou neutra. Quer ver só?Fique em frente a um espelho com luz natural, prenda os cabelos, tire toda a maquiagem e pegue quatro blusas em diferentes tons: laranja ou turquesa (quente), pink ou lilás (frio), branco ou off-white (neutro).

Agora coloque uma a uma na sua frente e tente perceber qual delas realça melhor a pele, os cabelos e os olhos. E o contrário também é importante: alguma dessas peças faz as olheiras ou manchas na pele se destacarem? A resposta pode não aparecer logo de cara. Como canta Lenine, “é preciso ter paciência”. Teste, olhe, observe. Esta ou aquela?

Conseguiu perceber quais peças te valorizam mais? Então você já consegue ter uma ideia da sua coloração pessoal. Agora é hora de saber a melhor cor de roupa para seu tom. Pronta? Então vamos lá!

Quente

Uma pele quente é aquela que tem tons de verde-oliva ou dourado e fica bronzeada ao tomar sol. Estão, nesta categoria, mulheres com cabelos loiro-escuro, marrom-dourado, castanho e ruivo, assim como olhos castanhos ou verdes.

Roupas em tons quentes, ou seja, cores primárias e vibrantes, como vermelho, amarelo e verde bandeira ficam ótimas para esse tom de pele. Outras cores que combinam são o marrom, o bege e os tons de terra. Ao vestir branco, prefira o off-white ao branco puro, que pode deixar a pele pálida. Para os acessórios, o dourado é o que cai melhor.

Fria

Olhe bem para seu pulso e observe as veias: elas são azuladas? Essa é uma característica da coloração fria: a pele demora para bronzear no sol, em vez disso, costuma ficar vermelha. Quem está nesse tom normalmente tem o cabelo preto, castanho-escuro ou loiro-acinzentado, além de olhos azuis ou em tons frios de castanho e cinza.

Lilás, azul-claro, rosa blush, roxo e branco total caem super bem nesse tom de pele. Nos acessórios, o ouro branco ou a prata, colares de pérolas ou pedras como turquesa são também uma ótima pedida.

Neutra

Se no nosso teste você percebeu que todas as cores realçam sua pele, então você é neutra. A maioria das pessoas se encaixa nessa categoria, com cabelos e olhos que transitam entre as duas temperaturas, a quente e a fria. A vantagem é que as peles neutras ficam bem com todas as cores da cartela cromática, sem restrições. Que coisa boa, né?

A paleta de cores funciona para todas as minhas peças de roupa?

Quando a gente faz a análise cromática e usa as cores certas, essa combinação ilumina o rosto, suaviza os traços e realça a aparência, enquanto a escolha errada evidencia olheiras, rugas e espinhas, faz parecer cansada, mais velha ou até um pouco abatida.

Não existe nada naturalmente nosso que não seja da nossa cartela, por exemplo, a cor natural do cabelo, dos olhos, da sobrancelha, tudo isso são cores que vão te favorecer. Então pode apostar sem medo. Além disso, sua cartela de cores é sempre a mesma, não muda com a idade nem com a exposição ao sol.

Paleta de cores e coloração pessoal: mulher com cara de espanto.

Atenção a um detalhe: essa análise de cores funciona essencialmente para o rosto, afinal as cores de que somos feitas estão nele. Você percebe os efeitos principalmente na escolha da maquiagem, dos acessórios e na cor do cabelo. Sabe aquele sonho de se tornar platinada que você realizou e ficou meio estranho? Pode ter sido uma questão de cor.

Agora você deve estar se perguntando: e se a minha cor preferida não estiver na minha paleta, o que eu faço, me desfaço do meu armário? Nem pensar! Afinal, a vida é curta demais para você deixar de usar o que gosta. Continue apostando em sua cor preferida e, se quiser, pode compensar usando a cor da sua paleta no brinco, no batom, no cabelo.

Descobrir sua paleta de cores pode dar aquela ajuda na hora de escolher o que vestir. Outras informações podem ser igualmente úteis, por exemplo, conhecer o seutipo de corpo. Só que nada disso vale se você não respeitar o que realmente importa: seu estilo e sua personalidade. Afinal, a sua roupa é também expressão externa daquilo que você é feita!

NEWSLETTER:
ENVIAR
Closet Moda Feminina
Facebook Closet Instagram Closet Pinterest Closet LinedIn Closet
© 2018 | Todos os direitos reservados
Desenvolvimento de Sites Otimizados por Linking Sites.