Closet. A minha moda!
HOME
EMPRESA
MODA FEMININA
DELIVERY BAG
BLOG
CONTATO

Dicas para Combinação de Cores de Roupas

Publicado em 03/10/2018

Cores: combinar é valorizar, sempre!


Que o branco combina com o preto nós sabemos. Da mesma forma que o azul conversa bem com uma peça branquinha também e o rosa é unha e carne com o preto. Mas, e se for vermelho com rosa? Ou então, marrom e verde? Complica um pouco o poder de decisão e até dá uma estremecida da sua confiança de ter feito a escolha certa de combinação, não é verdade?

Não queira pintar um arco-íris de energia no seu guarda-roupa sem saber ao certo que cores favorecem o seu estilo ou que tipo de cor você deve combinar para determinadas situações. Claro que é comum a gente não ter muita ideia do que fazer quando pinta aquela vontade de mesclar cores no visual e tudo parece não funcionar – mesmo que funcione sim, pois é apenas uma questão de costume. O segredo - melhor, os segredos – nós reunimos na matéria de hoje, para que você não fique mais insegura e acerte sem medo de errar quando o assunto for cor em moda e estilo.

Antes... Vamos às regrinhas de ouro!

Preto emagrece sim, mas isso depende muito de qual peça de roupa você está optando por usar. Se for um vestido estilo tubinho, a cor preta alonga sua silhueta e também dá aquela afinada no corpicho. Porém, se você está usando um casaco felpudo na cor preta, aí não tem jeito, o formato da peça não vai trazer o efeito de emagrecimento. Então, lembre-se de que o preto é uma cor básica, que combina com tudo e todos, mas nem sempre ele vai oferecer o mesmo truque do emagrecimento.

Vermelho é uma cor vulgar? Não, não mesmo. O vermelho, além de ser uma das cores mais recomendadas em combinações ela também ajuda positivamente a iluminar quem escolhe essa tonalidade para compor o visual. Não tenha medo e nem preconceitos com esta cor, pois ela só tem coisa boa para oferecer!

Branco em casamento? Só se você for a noiva, viu? E, olha... pode até ser aquele vestido lindo, na cor off white que você simplesmente adorou, mas a verdade é que usar branco em casamentos é um presente de grego para a noiva, afinal, é ela a estrela da ocasião e a gente não quer deixar uma noiva em fúria, não concorda? A dica é fugir do branco, e deixar para usá-lo em outros momentos porque se o evento é um casamento tradicional, não adianta, o branco é extremamente emblemático para a novinha.

Cores terrosas precisam de atenção, pois elas remetem muito ao nosso tom de pele e podem causar ilusões de ótica nada agradáveis como, por exemplo, a impressão de que você não está usando calças quando, na verdade, está. Ou a frustração de compor um look mais apagado e sem brilho quando a sua intenção inicial era causar e impressionar. Tente sempre prestar atenção e levar em consideração o seu tom de pele para não errar. E evite looks monocromáticos para peças muito próximas da sua tonalidade, viu?

Modelo vestindo um blazer azul, blusa rosa e uma calça de linho bege

Combinações: o poder das cores a nosso favor.

Dica 1: Color Blocking

Não é difícil encontrar por aí looks que explorem bem a combinação de cores que são, aparentemente, distantes umas das outras. Essa tendência de unir uma peça vermelha com outra verde, ou um look mesclado entre rosa e azul se chama color blocking. Quase sempre as cores são bem chamativas, mas na composição geral o visual fica moderno, elegante e agrada os olhos.

Para explorar esta tendência você só precisa escolher bem a distribuição das peças no look. Se a intenção é combinar o amarelo com o lilás, tenha em mente de que a junção de cores precisa funcionar visualmente – e você percebe isso de cara ao compor o look, se olhar no espelho e sentir estranhamento ou conforto. É o que chamamos de treino no olhar para cores e peças.

Dica 2: Siga a mesma Intensidade de Cores

Aqui não tem erro. Quando você define um look por tons mais pastéis, mais abertos, mais escuros ou mais claros está criando uma combinação mais simples e perto do que você deseja, e sem o medo de fazer feio. Um azul bebê sempre cai bem com um rosa claro, por exemplo. Da mesma forma que o mostarda nunca é mal recebido numa combinação que explore o tom caramelo. Parta sempre da ideia de que explorar a mesma intensidade de cores é uma decisão sim na zona de conforto, mas muito bem-vinda.

Dica 3: Looks Monocromáticos

Mesmo falando em combinação de cores nós também precisamos citar as escolhas monocromáticas, pois elas são tendências de moda que nunca saem das ruas e não estão presas ao preto, branco, cinza e cores mais básicas. O visual monocromático é elegante e traz uma aceitação visual (olhar) mais simples, porém você pode quebrá-lo um pouco através de um acessório em outro tom, como um sapato ou bolsa.

Mas isso se você desejar, é claro.

Dica 4: Tons em Neon

A Closet Moda Feminina traz para você uma novidade fresquinha: o verão do ano que vem será dos tons neons. Sabe aquele verde beemmm fluorescente? Ou o rosa pra lá de extravagante? Bom, são eles que vão dar as caras em breve nas vitrines, mas você não precisa ter medo deles. Além de serem cores que favorecem muito nosso rosto e cabelos, pois emolduram nosso corpo de modo geral, também são tons alegres e que trazem para o seu vestuário mais ousadia e estilo.

Use e abuse deles em suas combinações, ok?

Dica 5: Cores Quentes e Cores Frias

Para combinar cores quentes com cores mais frias a dica é experimentar bastante e observar quais composições mais agradam os seus olhos. Como falamos é questão de treino, não tem jeito e, no fundo, a gente sabe quando uma peça não está conversando com a outra.

Por isso que a combinação entre cores quentes e frias acaba sendo a mais fácil, pois o olhar facilita a nossa triagem e percepção sobre o que está nos agradando ou não. Tons quentes como o vermelho combinam muito com preto, cinza e azul escuro, cores mais frias. Mas isso dependem muito do seu gosto e de como você prefere se expressar dentro do seu estilo, vale lembrar.

Dica 6: não importa a cor, importa é como você se sente

Em moda e estilo, conforto e segurança são absolutamente tudo. Não abra mão da sua personalidade se a sua praia não é explorar cores, cara leitora, pois não há regras. No final, você tem que sentir-se bem e feliz com as suas decisões, e aí não há problema nenhum se a sua felicidade está num terninho preto ou em um cardigan branco. Nós temos que nos respeitar e entender o que de fato nos agrada na moda, pensando que as cores são elementos muito importantes sim, mas está tudo bem ser livre nas escolhas e decisões sobre o seu visual.

Combinar é fácil, mas exige percepção e autoconhecimento. Se você não gosta da cor laranja, é só não usar a cor laranja. Se ama o lilás, use o lilás. E se quiser investir nas duas, invista sim nas duas, o importante é tentar e arriscar, mas sempre respeitando seu estilo, as ocasiões e quem você é. Tudo bem?

Unir cores é alegrar o seu visual, explorando o seu lado mais criativo em moda e estilo. A Closet Moda Feminina tem uma infinidade de peças cheias de tons que vão agradar você em cheio na hora de brincar de combinar e compor novas informações de moda, além do conforto, elegância, qualidade que só as nossas peças possuem.

Venha nos visitar ou acesse nossas redes sociais para conferir o universo de possibilidades que a Closet pode trazer para o seu guarda-roupa. Te esperamos!