Closet. A minha moda!
HOME
EMPRESA
MODA FEMININA
DELIVERY BAG
BLOG
CONTATO

Arrumação e doação de roupas

Publicado em 22/01/2019

Doar é tudo de bom – e sem complicação!


Não tem jeito: chega um momento em que já não cabe mais nada no seu armário. Você aperta daqui, reorganiza daqui e a sensação que fica é sempre de que há coisas demais e já não há mais a necessidade de todas elas ocuparem o seu cantinho. Então, chega a hora de doar, de compartilhar com outra pessoa aquilo que já não serve para você e pode cair como uma luva no outro. Um gesto não apenas de empatia e generosidade como também uma forma de tornar a sua vida e o seu vestuário mais cíclico, organizado, leve, atual e renovável.

A Closet Moda Feminina sabe bem que não é tão simples desfazer-se de looks e acessórios que acabam se tornando nossos xodós com o passar do tempo, por isso, conheça agora nossas principais dicas para chegar ao cenário ideal quando for a hora de renovar o guarda-roupa, desapegando do velho para dar lugar ao novo.

Pratique o desapego!

Soa clichê, mas é essencial você aceitar que nem tudo tem vida útil eterna no seu armário. Sabe aquele sapato que mal cabe nos seus pés? Ou então aquele tubinho que já não é tão tubinho assim? E o que podemos dizer das bolsas que o tempo deu uma boa castigada? Pense: qual é a utilidade dessas peças dentro do seu guarda-roupa? Você ainda as utiliza? Ou não seria o famoso apego emocional?

A gente sabe que algumas peças acabam adquirindo um valor pessoal muito grande, mas se já não nos serve mais é tempo de repassar e renovar o ciclo. Praticar o desapego é assim mesmo, a gente fica relutando, relutando até chegar ao veredito de que tais itens podem ficar muito melhores em outra pessoa.

Mulher fazendo arrumação do guarda-roupa e separando roupas para doação

Quando você se abre para o desapego só tem a ganhar. Ganha mais espaço no seu quarto, no seu armário, mais novidades aparecem no seu vestuário e a sensação de um ambiente mais clean e renovado traz paz e equilíbrio, algo que o feng shui aborda com muita propriedade e coerência. Não por acaso os adeptos da técnica chinesa milenar a consultam antes de organizarem determinados espaços, pois até a posição da sua cama tem participação na energia da sua casa, viu?

Desapegue, sem medo e sem poréns, dos looks que já perderam o prazo de validade no seu armário. Faça um feng shui do vestuário: roupas e acessórios que você não usa mais vão para a caixinha do desapego, e as peças que você usa com frequência ficam bem organizadas e setorizadas no seu armário. Combinado?

E por falar em organização...

Vamos combinar, né? Sem organização vai ficar difícil fazer a separação do que doar e do que não doar, não acha? Então, tenha sempre em mente que manter o seu ambiente organizado vai facilitar ainda mais o seu processo de desapego, diminuindo os riscos de separar peças que não queria, ou de manter coisas que você nem usa mais e não fazem mais parte do seu estilo. Com a organização as suas decisões ficam mais lógicas e tateáveis, e também ajuda a construir um cotidiano mais leve e energeticamente positivo.

Marie Kondo, uma japonesa de 30 anos, autora do livro A Mágica da Arrumação e criadora do método de arrumação mais popular da atualidade – o KonMari – pode te ajudar bastante a compreender melhor as vantagens e soluções que o hábito de organizar o seu espaço pode oferecer para você. Ela até ganhou uma série no Netflix, que foi baseada do seu livro e está fazendo o maior sucesso. Nela, Marie explica como simples atitudes voltadas para a organização da sua casa podem fazer a diferença e sem muito mistério. Vale conferir, viu?

Se não cabe, não serve

É muito comum se agarrar em algumas crenças, na intenção de justificar o motivo para ter tanta roupa e acessórios que nem usamos mais ocupando espaço e perdendo a vida útil com o tempo, poeira e outros fatores. Dessas crenças, nós vamos destacar a principal delas, e é muito provável que você, automaticamente, se identifique com ela: Vou guardar essa calça aqui porque, um dia, ela vai caber em mim.

Amiga seguidora do Blog da Closet: apenas pare. A calça pode ser linda, maravilhosa, um must de peça, mas não é muito melhor comprar a calça que já cabe perfeitamente em você do que deixar uma acumulando espaço e sem uso, ainda mais sabendo que ela pode cair como uma luva em outra pessoa? Repete com a gente o mantra: se não cabe, não serve. E, se não serve, você já sabe: hora de doar. Estamos entendidas?

Avalie a qualidade das peças

Um defeito simples tudo bem, a gente consegue dar um jeitinho com um ponto de linha ou um reparo na costureira, mas existem avarias nas peças e acessórios que não vão ter jeito mais, e aí a gente precisa dizer au revoir para aquele item, levando em consideração um fator muito importante: se não serve mais para você é porque também não serve mais para nenhuma outra pessoa. Nesses casos o ideal é o descarte ou o bom e velho hábito de transformar uma camisa surrada em pano de chão. Ressignificar a peça fora do seu guarda-roupa pode, repassá-la num estado em que ninguém tem a menor condição de usar não pode. Empatia sempre, meninas!

Agora é terminar a leitura, arregaçar as manguinhas e aproveitar esse início de 2019 para fazer aquela reciclagem no seu armário. Mas faça no seu tempo e sempre de acordo com a sua vontade. As dicas da Closet Moda Feminina são pensadas com carinho para ajudar você nas suas tomadas de decisões no mundo fashion e de vestuário sim, só que, no final das contas, o que realmente importa é a sintonia entre aquilo que você faz e como isso trará paz e felicidade para os seus dias.

Confira todas as variedades que temos disponíveis para repor todo o seu estoque de looks com peças mais atuais e que você vai usar ainda muitas e muitas vezes até chegar o momento de doar para outra amiga fashionista. Acesse nossa página Moda Feminina, nossas redes sociais ou nos faça uma visita.

O ano não é novo?

Então, venha renovar o seu closet com a Closet!

NEWSLETTER:
ENVIAR
Closet Moda Feminina
Facebook Closet Instagram Closet Pinterest Closet LinedIn Closet
© 2018 | Todos os direitos reservados
Desenvolvido por Linking Sites